Corriqueiramente a gente escuta que não podemos construir sem antes organizar a fundação, ou seja, construir a base independente da dimensão da casa.
Assim como na construção de uma casa, a sustentabilidade depende de uma base sólida, no fluxo de caixa da sua empresa, a coisa funciona da mesma forma. Só que neste caso, base do seu fluxo de caixa, é a precificação. Por isso que neste texto trago 5 coisas indispensáveis no seu processo de formação de preço.
1- Custo de Aquisição
É quase que comum o custo de aquisição ser confundido com o custo de matéria prima, mas a realidade é que são coisas bem diferentes. Porque o custo de aquisição é o somatório entre os custos intermediários e custos de matéria prima.
- Custo da matéria prima : é unicamente o valor pago ao fornecedor no momento da compra do produto.
- Custos intermediários : São os custos pagos no meio do processo para ir comprar, trazer e descarregar o produto na loja. Nos custos intermediários consideramos apenas o valor do transporte, quando este valor é pago para uma empresa que trabalha com o frete, ou mesmo o dinheiro do táxi dado a um funcionário com a finalidade exclusiva de ir comprar o produto.
Por outro lado, se para ir a busca do produto, o empresário, usar o seu carro, para esta atividade, não é uma boa prática considerar o custo de transporte para este fim, dado que o valor que a empresa gasta com o transporte para esta e demais atividades da empresa, deve ser considerado no momento de computarmos os custos fixos da empresa.
Assim:
- Custo de Aquisição = Custo da Matéria prima + Custos Intermediários
2- Custos Adicionais
São os custos relacionados ao processo de entrega do produto na casa do cliente. Este custo faz mais sentido para empresas de médio e grande porte que precisam subcontratar outras empresas para fazer a entrega do produto na casa do cliente. Agora, na maioria das pequenas empresas, como cantinas, lojas de roupas, calçados ou até mesmo mini mercado em que o cliente retira o produto na loja, não faz sentido levar em conta estes custos.
3- Estabeleça uma margem de lucro
Uma boa parte é estabelecer a sua margem de lucro em termos percentuais, porque ela depois vai ser usada com uma das variáveis que vão fazer parte do guarda chuva do índice de composição do preço.
4- % de Custo fixo.
Diferente da matéria prima, dos custos adicionais ou intermediários em que levamos em conta os valores monetários para compormos a nossa equação do preço, com os custos fixos não podemos simplesmente fazer isso, porque é humanamente impossível você calcula quanto de esforço o seu funcionário gastou na hora de um produto ser vendido, ou mesmo saber quanto de energia uma cerveja consumiu antes de ser vendida.
Por esta razão é que trabalhamos com o percentual de custo fixo que é um valor percentual que inserimos no custo de cada produto, de modo que a cada venda que a empresa faça, cada produto contribui proporcionalmente ao valor do seu preço, para pagarmos os custos fixos da empresa. Ou seja, ao final do dia, cada produto vendido irá dar o seu contributo para nos ajudar a pagar os custos fixos da empresa.
Lembrando os custos fixos, são aqueles valores que a empresa gasta, faça chuva ou faça sol, para manter a empresa funcionando, como água, energia, transporte, saldo, internet e telefone, e os demais custos que a empresa tiver para a manutenção da sua estrutura.
% Do Custo Fixo (% CF) = [ (Custo Fixo / Tempo) / (Faturamento / Tempo)]* 100
Tendo em conta a subida quase que permanente da matéria prima junto aos fornecedores é uma boa prática, considerar o somatório do faturamento e dos custos fixos da empresa de 3 meses, fazendo então com que a variável tempo neste caso seja exatamente 3. O que implica também que os preços também devem ser revisados no mínimo a cada 3 meses, dependendo, claro do produto que a sua empresa vende.
5 – Índice de composição do preço.
É a aplicação de um índice sobre sobre o somatório dos custos de aquisição e dos custos adicionais que possibilitam que o preço de venda seja encontrado.
índice de composição de preço (% ICP) = 100 / [ 100 – (% CF + % de Impostos + % Margem de lucro )
Preço de venda = [ Custo de Aquisição + Custos Adicionais] * % ICP
Neste link, você pode conhecer a ferramenta de formação de preço da Uangoo, onde estes conceitos já estão misturados para a formação do preço de venda.
Por Paulo Manuel